
EMDR
Eye Movement Desensitization and Reprocessing
Dessensibilização e Reprocessamento
por Movimentos Oculares
Eye Movement Desensitization and Reprocessing (Dessensibilização e Reprocessamento por meio dos Movimentos Oculares) é uma nova forma de psicoterapia, desenvolvida nos EUA no final dos anos 80 pela Dra. Francine Shapiro.
Esta terapia tem base neurobiológica e leva em consideração o modelo de Processamento Adaptativo de Informação para compreender os processos emocionais. O princípio é que o cérebro processa informações continuamente e de maneira adaptativa, saudável. Quando um evento traumático ocorre, esta capacidade fica prejudicada total ou parcialmente, configurando os efeitos físicos e emocionais do trauma ou do Estresse Pós-traumático.
O estresse traumático pode se manifestar de várias formas: emocional, física ou comportamental e pode ter origens diversas, também a partir de experiências físicas ou emocionais.
Com a estimulação dos dois hemisférios cerebrais, reativamos a capacidade inata do paciente para processar, ressignificar e acomodar as experiências difíceis pelas quais passou recentemente ou no passado.
Muito frequentemente a percepção das experiências de vida e da própria história é carregada de lembranças dolorosas ou de distorções que racionalmente não compreendemos. Ou ainda da sensação de que um acontecimento do passado permanece incomodando no dia a dia e nos faz ter medo ou ansiedade em relação ao futuro. Este é o foco de trabalho da Terapia EMDR.
Inicialmente o método foi utilizado para tratar sequelas provocadas por Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), abusos sexuais, estupros, assaltos, desastres naturais e outros tipos de violência.
Com o tempo novos trabalhos também começaram a obter resultados promissores em aprimoramento de desempenho futuro, ansiedade generalizada, fobia, síndrome de pânico, manejo de dor crônica, luto, dependência química, adições de forma geral, depressões e doenças psicossomáticas. Inclusive pode ser utilizada em trabalhos e atendimentos em grupo, em intervenção precoce em situações de desastres e catástrofes.
Cada pessoa vivencia e processa as experiências de forma diferente de acordo com sua capacidade de manejo. A Terapia EMDR leva isso em consideração e se adapta às necessidades e capacidades de cada paciente.